Você está aqui: Página Inicial / Nossa história

Nossa história

Uma história sempre à frente de seu tempo...


A história do Colégio Metodista Izabela Hendrix vem de muito tempo, mas é repleta, desde o começo, de visões pensando no futuro. Tudo começou em outubro de 1904, quando a Miss Marta Watts, missionária da Igreja Metodista do Sul dos Estados Unidos, levou à sério a tarefa que propôs a si mesma. Ela sempre prezou pela missão da Igreja Metodista, de atender às necessidades do povo e já havia iniciado um trabalho em Piracicaba, interior do estado de São Paulo, se empenhando na criação de uma escola, também Metodista, com o propósito de levar autonomia à população daquela cidade.

Foi com este mesmo empenho que Martha chegou à Belo Horizonte, com o desejo de educar, para melhorar as condições das pessoas da cidade. Já pensando mais à frente, ela teve a missão de criar uma escola para mulheres brasileiras, com recursos das mulheres americanas. O trabalho foi pioneiro em Minas Gerais, pois atuou na afirmação do direito das mulheres à plena capacitação, para intervenção e participação na sociedade. Assim, estava constituído o Colégio Izabela Hendrix.

O Izabela Hendrix, seguindo os princípios da Educação Metodista, sempre aliou seus projetos educacionais às exigências da comunidade onde está inserido e, na maioria das vezes, se antecipava às tais necessidades ou situações. Por isso, em 1967, deu mais um importante passo ao permitir que homens também se matriculassem no Colégio. Ao se tornar colégio misto, reforçou sua tradição de formar lideranças na capital mineira.

O tempo foi passando, e o Colégio Izabela Hendrix continuou inovando e realizando transformações para adequar às condições da sociedade. Muitas vezes, realizou mudanças “prevendo” pontos a serem atendidos da sociedade, que também estava em constante transformação. Por isso, desde a sua criação, destaca-se pela excelência no ensino, acreditando na Educação como um processo que visa ao desenvolvimento de uma consciência crítica do aluno e seu compromisso com a modernização da sociedade.

Falando em modernização, naturalmente os tempos modernos foram chegando e seguem com novidades. Seguindo sua natureza, o Colégio continuou buscando acompanhar e se antecipar às mudanças. Quando a inovação atingiu a Educação, o Colégio tratou de se adequar e, antes que fosse solicitado por qualquer setor da sociedade, foi cuidando de mudanças desde as mais básicas, como a colocação de câmeras de segurança em pontos estratégicos, ampliação da Biblioteca, adesão de modernos laboratórios de informática, além de melhorar os ambientes já existentes, como a infraestrutura esportiva e o conforto das salas de aulas. Mesmo antes das obrigatoriedades da Lei, o Colégio já se preocupava em atender as pessoas com dificuldade de locomoção, tendo dado atenção especial à acessibilidade aos ambientes internos e externos.

Sempre querendo ir à frente de seus horizontes, o Colégio Izabela Hendrix, em 2008, tornou-se uma escola bilíngue e em tempo integral. A novidade colocou o Izabela Hendrix à frente das previsões do Ministério da Educação, que projeta para os próximos anos a criação de escolas em tempo integral em todo Brasil.

Por ser uma instituição confessional, não visa o lucro e investe tudo o que recebe na melhoria da qualidade do serviço que presta, pois seu interesse está em continuar o legado vindo desde sua fundação, de promover as mudanças necessárias em sua comunidade local e esta é a marca desta instituição.

Um grande abraço de toda a comunidade do Colégio Metodista Izabela Hendrix!