Você está aqui: Página Inicial / Assembleias de Classe despertam a liderança no Colégio Metodista Izabela Hendrix

Alunos superam desafios com criatividade, diálogo e respeito

Estimular o consenso, a convivência e as soluções pelas quais o mundo anseia. Com as Assembleias de Classe, as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Izabela Hendrix frequentam um espaço apropriado para desenvolverem suas habilidades e refletirem sobre suas missões. Com talento, informação e orientação precisa, eles criam uma atmosfera em que o conhecimento se funde com o respeito às diferenças para alcançar os melhores resultados para todos. Assim nascem as lideranças de um tempo novo.

Na última semana, as Assembleias de Classe movimentaram as crianças e os adolescentes com ideias arrojadas, diálogos instigantes e a busca por satisfazer as necessidades da maioria. As atividades propõem situações em que cada estudante é desafiado a colocar-se no lugar do outro e imaginar como ele deve se sentir. Débora Menezes da Silva Motta, que é psicóloga do Colégio, afirma que "o fato de serem estimulados a buscarem as soluções para as dificuldades que eles mesmos percebem na sala de aula aproxima nossos pequenos cidadãos para a construção de um ambiente mais saudável e justo para viverem. Assim vão vivenciando na prática noções de cidadania, política e ética".

Renata Vaz dos Santos, que também é psicóloga do Izabela Hendrix, afirmou que as assembleias acontecem em todas as etapas do aprendizado na instituição. "Ao final da 2ª etapa, por exemplo, os alunos do Ensino Fundamental II puderam dialogar um pouco sobre o texto "Escola é", de Paulo Freire; e os alunos do Ensino Médio puderam pensar um pouco sobre o futuro, discutindo a função da escola e o papel de cada um nesse ambiente", destaca.

Além de despertar a empatia e fomentar uma postura cidadã, cada momento encoraja os participantes a expressar as próprias opiniões de maneira respeitosa, sempre comprometidos com soluções genuínas, criativas e possíveis. "Nas assembleias, os alunos têm a oportunidade de pensar sobre o seu papel no processo de aprendizagem. São desafiados a pensar desde a importância de se comprometerem com as tarefas da escola até a manutenção das salas e o lixo fora da lixeira", acrescenta Débora. Estas são as competências dos protagonistas de hoje e do futuro.

Confira fotos das atividades:

Assembleias de Classe - 2017