Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Educação Infantil

Educação Infantil

No Colégio Metodista Izabela Hendrix, a Educação Infantil é dividida em 3 etapas: Maternal 3, 1º Período e 2º Período. Em todas as etapas, a alfabetização e o letramento constituem o centro de todo um processo educacional que tem como objetivo principal a formação integral do aluno(a) buscando fornecer-lhe uma base sólida para a construção de conhecimentos que possam situá-lo(a) a e integrá-lo(a) ao mundo.

A partir dos três anos, numa fase tão importante da infância torna-se imprescindível o desenvolvimento da sociabilidade e de regras presentes no cotidiano da vida da criança na escola. Nesta etapa escolar a atenção pedagógica se volta ao desenvolvimento da motricidade e das competências cognitivas, afetivas e sociais que se configuram como condições fundamentais para aprendizagens posteriores. Todo o trabalho com as crianças é desenvolvido a partir do pressuposto de uma educação sensível que estimula os sentidos e que focaliza a maneira como as crianças percebem e se relacionam com as pessoas de seu universo.

A dinâmica das aulas na Educação Infantil propicia a mediação nos processos de construção da autonomia, no aprendizado e na maneira de resolver as questões individuais dos alunos, de forma a contribuir para o desenvolvimento da oralidade e da expressão.

Durante este aprendizado, os alunos são estimulados a desenvolver suas percepções sobre as coisas, as pessoas e situações. Nesta fase que aprendem as diferentes cores, constroem o conceito de número, aprendem a classificar e contar. Conhecem o alfabeto, aprendem a ler e escrever e exercitam a criatividade e a expressividade.

Por meio dos eixos Linguagens (Linguagem oral e escrita, Música, Artes Visuais, Inglês), Matemática, Movimento, Natureza e Sociedade, a criança aprende e integra conhecimentos e competências que a habilitarão a um desenvolvimento amplo de suas capacidades e a uma atuação efetiva no mundo. As aulas de Informática, Ensino Religioso e as atividades na Brinquedoteca também contribuem para a construção mais ampla do conhecimento e o desenvolvimento integral da criança.

Uma proposta ampla e efetiva de ensino de idiomas se inicia na Educação Infantil e, desde a sua entrada na escola, a criança passa a ter contato com a língua estrangeira através de trabalhos lúdicos, contextualizados e integrados às demais áreas do conhecimento.

A Educação Infantil é ofertada nos seguintes horários:

a. 7h30 às 12h00
b. 7h30 às 15h30