Você está aqui: Página Inicial / EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017 | Ensino Fundamental II e Ensino Médio

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017 | Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Prova - 16/12/2016

Acesse a versão em PDF 

Faça aqui a sua inscrição.

O Colégio Metodista Izabela Hendrix, através de sua equipe de Direção, torna púbico o Edital de Processo Seletivo para matrículas 2017. As vagas disponíveis são para os ensinos Fundamental II e Médio, ambos para o turno da manhã, e serão regidas pelas disposições abaixo.

1. PERÍODO E LOCAL DA INSCRIÇÃO:

1.1. As inscrições para o Processo Seletivo 2017 estarão abertas no período de 5 a 14 de dezembro de 2016.

1.2. A inscrição será feita mediante:

a) preenchimento de formulário on-line específico, disponível no site do Colégio: www.colegiometodista.g12.br/izabelahendrix, e confirmação por parte da secretaria.

b) envio, para o e-mail secretaria.colegio@izabelahendrix.edu.br, da cópia do RG ou da Certidão de Nascimento do candidato e cópia do boletim atualizado, assinado e carimbado pela secretaria da escola de origem;

c) pagamento de boleto com a taxa de inscrição no valor de R$60,00 (sessenta reais). O boleto será enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição, após o envio dos itens descritos em 1.2.a e 1.2.b;

d) o comprovante de pagamento também deve ser enviado para o e-mail: secretaria.colegio@izabelahendrix.edu.br.

1.3. A inscrição só será finalizada após o cumprimento dos itens descritos em 1.2.

1.4. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher o Núcleo Prático ao qual ele quer se integrar, a saber: Núcleo Prático de Habilidades Corporais; Núcleo Prático de Ciência e Tecnologia; e Núcleo Prático de Linguagens e Expressividade.

1.5. O pagamento do boleto da inscrição poderá ser feito em qualquer agência bancária até a data do vencimento.

1.6. A inscrição somente será efetivada após pagamento do boleto.

1.7. As provas acontecerão no dia 16 de dezembro, às 9h, no prédio 5 do Colégio Metodista Izabela Hendrix, com entrada pela rua Espírito Santo, nº 2055 – Lourdes.

1.8. Para a realização da prova, o candidato deverá apresentar o comprovante de pagamento e um documento de identificação com foto.

2. DISPOSIÇÕES GERAIS:

2.1. O Colégio Metodista Izabela Hendrix gostaria de atender todas as famílias que o elegerem como escola de seus filhos. Entretanto, deverá ser respeitado o número de vagas disponíveis para cada série.

2.2. A participação e a classificação no Processo Seletivo são condições imprescindíveis para a efetivação da matrícula.

2.3. As vagas serão preenchidas conforme a disponibilidade da escola, as demandas e as decisões da Direção.

3. DA AVALIAÇÃO:

3.1. Os candidatos farão prova teórica avaliativa e um teste de habilidade prática, no Núcleo de Habilidades Corporais[1].

3.2. A prova teórica avaliativa é composta de uma prova escrita, compatível com seu grau de escolaridade, para avaliar as competências teóricas básicas desejáveis para a série que pretende ingressar, nas diferentes áreas do conhecimento.

3.3. Espera-se que, ao realizar a prova avaliativa, o candidato apresente condições de:

  • ler e interpretar enunciados e textos;
  • organizar, com coerência de ideias, a expressão escrita;
  • usar o idioma como meio de interação e interlocução;
  • identificar, selecionar, organizar, relacionar e interpretar, de maneira crítica e reflexiva, dados e informações representados de diferentes formas, para solução das questões propostas;
  • resolver situações problemas, validando estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos como intuição, indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.

3.4. Pelos itens 3.2 e 3.3, propostos anteriormente, não há necessidade de listagem de conteúdo programático, pois a avaliação será contextualizada priorizando a percepção crítica do candidato em relação ao mundo em que vive.

3.5. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher o Núcleo Prático no qual ele fará o teste de habilidades.

3.6. No ato da inscrição, o candidato poderá comprovar, por meio de documentos, sua participação em alguma atividade prática regular e oficial realizada fora do ambiente escolar, contemplada em um dos eixos temáticos dos Núcleos Práticos (exemplo: atleta de equipe de competição, musicista, ator vinculado a alguma companhia de teatro etc.). Os documentos apresentados serão submetidos à avaliação da equipe de coordenação, associando pontos à avaliação.

3.7. Para aprovação, o candidato deverá ter aproveitamento mínimo de 60% dos pontos da prova teórica escrita e habilidade prática demonstrada no Núcleo Prático de sua preferência.

4. PROCEDIMENTOS PARA O DIA DA PROVA:

4.1. Não será permitido ao candidato o uso de aparelhos eletrônicos ou calculadoras de qualquer tipo durante a realização das provas, tampouco o uso de telefone celular.

4.2. O horário para início das avaliações deverá ser observado com rigor.

4.3. Não haverá segunda chamada de provas, tampouco haverá revisão ou vista das provas em qualquer momento do processo.

4.4. O candidato deverá apresentar ao aplicador seu comprovante de inscrição e pagamento, além de documento de identificação com foto.

4.5. O candidato deverá trazer estojo com lápis, borracha, caneta preta ou azul e régua.

5. PROPOSTA PARA OS PAIS OU RESPONSÁVEIS:

5.1. Todos os pais ou responsáveis são convidados a conhecer o Projeto Pedagógico do Colégio Metodista Izabela Hendrix enquanto seus filhos fazem as avaliações. A Direção apresentará as propostas fundamentadas na missão de educar incluindo diversidades e formando líderes em um mundo que necessita ser mais solidário. Para isto, os convidados deverão dirigir-se à portaria da Rua Espírito Santo, nº 2055, Lourdes, a partir das 9h30 do dia 16 de dezembro.

6. RESULTADOS:

6.1. Os resultados serão divulgados no dia 22 de dezembro, as as 12h, no site do Colégio: www.colegiometodista.g12.br/izabelahendrix

7. MATRÍCULA:

7.1. As matrículas serão realizadas mediante agendamento prévio, na Secretaria do Colégio, à Rua Espírito Santo, nº 2055, Lourdes, no horário das 9h às 16h, ou por telefone (31) 3244-7237. Não se esqueça de atualizar seus contatos.

7.2. Não há garantia de vagas para os candidatos aprovados que não se matricularem na data agendada.

Será um prazer receber a todos em nossa escola para que, junto com a família, alcancemos vitórias, pois “conhecimentos a gente divide e valores a gente multiplica”.


Belo Horizonte, 5 de dezembro 2016.

Direção do Colégio



[1] O Núcleo Prático é composto pelos Núcleos de Habilidades Corporais, de Linguagens e Expressividade e de Ciência e Tecnologia. Estes núcleos desenvolvem atividades práticas ligadas às áreas de esporte, dança, música, artes, teatro, pesquisa científica e experimentação, dentre outros. O Núcleo Prático de Humanidades e Relações Sociais permeia todas as atividades da escola. Para mais informações a respeito dos Núcleos Práticos, acesse o site do Colégio Metodista Izabela Hendrix: www.colegiometodista.g12.br/izabelahendrix.