Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno do Izabela representa o Brasil nos Jogos Pan-Americanos

Aluno do Izabela representa o Brasil nos Jogos Pan-Americanos

O aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Metodista Izabela Hendrix, Rayan Dutra, representou o Brasil na ginástica de trampolim nos Jogos Pan-Americanos de 2019, que ocorreram de 26 de julho a 11 de agosto em Lima, no Peru.

Rayan tem 17 anos, é atleta do Minas Tênis Clube e pratica o esporte desde os 10 anos. O estudante comentou como surgiu o interesse pela ginástica. “Estudava em uma escola estadual e surgiu a oportunidade de fazer um teste para ginasta. Na época, já tinha interesse na ginástica, mas não sabia que existia a modalidade de trampolim. Fiz o teste, passei e entrei para a equipe do Minas, que faço parte desde 2012”, explicou.

Os Jogos

A seletiva para os Jogos Pan-Americanos começou em 2018 e, em maio, os atletas da seleção de transição fizeram uma semana de preparação no Centro de Treinamento do time, no Rio de Janeiro. Na fase classificatória da competição, Rayan ficou com a quarta melhor pontuação, passou para a final e conquistou o quinto lugar.

Rayan falou sobre a sua participação nos Jogos e a importância para sua carreira. “Foi um passo muito grande na minha carreira, agradeço muito ao time Brasil, ao Minas e ao Izabela Hendrix, por me ajudarem a chegar até aqui. Ganhei muita autoconfiança para mostrar que eu posso chegar onde quero, buscando sempre melhorar”, afirmou.

Em entrevista ao site Lance, Rayan falou sobre seu desempenho na competição. “Acho que fui muito bem. Com apenas 17 anos e quinto lugar no Pan-Americano, competindo com os melhores da América, não tem nada melhor. Esta competição foi um aprendizado muito grande”, destacou.

Relação esporte x estudos

Atualmente o colégio possui 19 alunos que são atletas profissionais, o que pode tornar desafiadora a relação do esporte com a vida escolar, tanto para os alunos como para os professores e educadores. A coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Maria do Socorro Moraes, falou sobre os desafios que a escola encontra ao lidar com a rotina desses alunos. “O papel da escola tem sido de atender e apoiar a carreira do atleta, sem perder o rigor e a qualidade de ensino da Educação Metodista. Acredito que nosso trabalho tem sido a nível de orientação, propondo ao estudante um acordo de compromisso e prioridades que ele precisa saber administrar na agenda escolar e esportiva”, explicou.

Rayan falou sobre como concilia a vida de ginasta com a escola. “É um ano muito importante tanto na escola, em função do Enem, como na carreira, pois mudo da categoria juvenil para a adulta. Por ser um nível mais difícil, preciso me dedicar mais e conciliar com os estudos tem sido desafiador. No entanto, a compreensão da direção do Izabela em relação à agenda e aos compromissos facilita a situação”, comentou.

Nesse sentido, Maria do Socorro destacou a importância do incentivo do Colégio na carreira dos atletas. “Temos o cuidado de nos mantermos informados sobre as competições, conhecer os alunos, parabenizar diante das conquistas e incentivar as participações. Acredito que é nosso dever manter os valores da escola estabelecendo uma formação humana e não apenas acadêmica”, finalizou.

Em relação ao futuro, Rayan comentou o desejo continuar competido e cursar graduação em Educação Física para continuar na área do esporte.