Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Izabela Hendrix participam do desafio BH Digital 2018

Alunos do Izabela Hendrix participam do desafio BH Digital 2018

Alunos do Instituto Metodista Izabela Hendrix participaram, em agosto, do Desafio BH Digital 2018, promovido pela Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Minas Gerais (SUCESU Minas). O evento teve como proposta apresentar soluções inovadoras tecnológicas para a Região Metropolitana de Belo Horizonte com ênfase no bem comum. Alunos do Colégio e do Centro Universitário apresentaram trabalhos no evento.

O Izabela Hendrix, representado pelo reitor da Instituição, Professor Dr. Luciano Satlher, recebeu uma medalha de Honra ao Mérito como instituição de educação superior que busca se aproximar do mercado para colaborar com o desenvolvimento da área de tecnologia em Minas Gerais.

Ensino Médio
Os alunos do 3º anos do Ensino Médio do Colégio Metodista Izabela Hendrix, Ana Beatriz Cucaroli, Blenda Couto, Victor Elias, Natan Castro, Gabriel Brum e Fyama Castro, apresentaram um projeto voltado para academias. De acordo com os alunos do grupo, o projeto teve como objetivo unir em um aplicativo todas as academias e espaços de práticas de esportes próximos à Avenida Contorno, via que circunda a região central de Belo Horizonte. “A plataforma informava os preços da academia, horários, localização e indicações. A ideia surgiu porque já vimos plataformas semelhantes que oferecem serviços relacionados a hotéis, filmes e outros, mas não achamos nenhuma plataforma que oferecia algo relacionado a esportes”, explicou a estudante Blenda Couto.

Para os estudantes, participar do evento foi uma oportunidade única de crescimento pessoal e contribuição social. “Foi muito legal ver que nós temos capacidade de criar um projeto legal e que pode impactar na vida das pessoas. No Desafio concorremos com pessoas que estão na faculdade ou que já são profissionais de alguma área e isso nos fez perceber nossa capacidade de criação e inovação”, afirmou a estudante Ana Beatriz Cucaroli.

Ensino Superior
O estudante do 2º período do curso de Engenharia da Computação, Antônio Augusto, ficou em 5º lugar entre os finalistas do Desafio BH Digital. O estudante apresentou um projeto que visa criar um poste autossustentável que funciona como um gerador de energia solar. O estudante falou sobre sua participação no evento. “Eu sempre fui uma pessoa criativa e com o olhar atento para o que pode ser melhorado. Apresentar meu projeto em um evento como esse foi sensacional, pois mudou muito minha visão sobre curso e também na minha vida. Ainda estou colhendo os frutos da minha participação”, contou Antônio.

De acordo com o estudante, o evento foi também uma oportunidade networking, pois foi lá que conseguiu seu primeiro estágio na área de engenharia da computação. “No evento, conheci o André Andrade, que foi o 4º colocado no Desafio. Conversando com André, descobri que ele é sócio da Zumpy, uma startup em expansão em Belo Horizonte, e atualmente estou fazendo um estágio com ele. Isso me motiva ainda mais a seguir com o projeto do poste sustentável que apresentei no Desafio”, reforçou.

Além da oportunidade de estágio, Antônio recebeu alguns prêmios por estar entre os cinco primeiros colocados, entre eles o acesso gratuito a eventos privados da SUCESU durante um ano e um relógio.

Para o coordenador do curso de Engenharia da Computação, Lúcio Campos, ter um aluno participando de um evento como o Desafio BH Digital é uma forma de incentivo para os estudantes. “Esses eventos promovem a interação entre os profissionais da área da tecnologia e os estudantes, o que é fundamental para a formação acadêmica deles”, declarou.

O professor comentou ainda que o curso do Izabela Hendrix tem o viés de empreendedorismo para atender as demandas do mercado. “O nosso objetivo é aliar os ensinamentos necessários da engenharia e conhecimentos específicos que preparam o aluno para as demandas que o mercado necessita, incluindo o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação em processos e produtos”, explicou.

BH Digital
O objetivo do Desafio BH Digital é promover o desenvolvimento de soluções inovadoras tecnológicas para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, sejam elas novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical, que promovam o bem comum, nas categorias de educação, meio ambiente sustentável, mobilidade, segurança e saúde.

O Desafio BH Digital é realizado pela SUCESU Minas que é o mais tradicional órgão representativo da área de Tecnologia de Minas Gerais. Foi criada há 50 anos, com o intuito de promover debates, estudos, formação e eventos para o desenvolvimento em conjunto de soluções para os desafios relacionados as novas tecnologias.

Veja fotos do evento (passe o mouse sobre a foto):