Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio utiliza música como instrumento de aquisição de língua estrangeira

Colégio utiliza música como instrumento de aquisição de língua estrangeira

O primeiro passo para a aquisição de uma língua estrangeira é considerar a integração do contexto, a percepção dos sons (consciência fonológica), a oralidade, expressões faciais e gestos. Em sintonia fina com essas condições, o Colégio Metodista Izabela Hendrix realizou um divertido e produtivo show de talentos, nas versões em Inglês e em Espanhol, com alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. O evento aconteceu nos dias 17 e 19 de outubro, na Sala Multimídia 1 do Campus Praça da Liberdade.

Segundo a professora responsável pela atividade, Simone Maria Frade, a música tem o poder de expressar sentimentos de alegria, tristeza ou nostalgia. “São emoções positivas que relaxam os músculos vocais para um bom treinamento da pronúncia e da fluência", garante. Ela acrescenta que as crianças aprendem por meio da experiência. “Ao cantar uma música que elas gostam, o ambiente se torna muito mais divertido e significativo, desfazendo, assim, os receios e a timidez", revela.

Dando voz e suporte aos alunos, eles superam o medo de falar e aprendem com mais facilidade. “Cante!”, convida a professora Simone, explicando que “ao ouvir a música com atenção estamos reconhecendo diferentes sons fonéticos, além de identificar as marcas sonoras sinalizadoras de sentido, tais como: ritmo, tonicidade e entonação”. Assim, os estudantes experimentam e praticam recursos expressivos, fonológicos e linguísticos da linguagem oral. E o resultado de todo esse empenho ecoará nos quatro cantos do mundo.

Confira fotos do show de talentos:

Show de talentos (Inglês e Espanhol)