Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conselho de Classe aprimora atuação de docentes do Colégio

Conselho de Classe aprimora atuação de docentes do Colégio

O exercício de olhar e identificar pontos a aprimorar é essencial para profissionais e instituições. O trabalho ganha novas dimensões e a reflexão sobre o fazer cotidiano alcança novos patamares. É por isso que no último dia 16 a equipe de professores da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Metodista Izabela Hendrix realizou o Conselho de Classe. Na atividade, os docentes foram estimulados a refletir sobre as suas práticas pedagógicas em sala de aula.

Segundo a professora Maria do Socorro Moraes, Coordenadora Pedagógica no Izabela Hendrix, “a reflexão sobre a prática pedagógica permite ao professor voltar ao ponto de partida de sua ação educativa, pensando sobre o ato de educar. É nesse sentido que o propósito deste conselho de classe foi inserido”. Revisitando as origens do ofício, chega-se ao ajuste fino essencial para qualquer roteiro que se pretende ser bem desenvolvido.

A professora Jane Fátima de Oliveira Freitas, que também é Coordenadora Pedagógica no Izabela Hendrix, afirma que “o Conselho de Classe é uma oportunidade coletiva que reúne os docentes das diversas disciplinas de um mesmo ano, com o objetivo de analisar os processos de ensino e de aprendizagem sob vários aspectos. As discussões permitem ações pontuais e reflexivas sobre a análise do currículo, da metodologia adotada e do planejamento proposto”. Tudo isso constitui uma oportunidade significativa dos professores terem uma experiência formativa, permitindo a reavaliação da prática didática.

A professora Maria do Socorro garantiu que “o desejo e a necessidade de avançar cada vez mais no fazer pedagógico mobiliza o docente a projetar mudanças em sua prática e, consequentemente, possibilitar ao aluno o alcance de melhores resultados e uma aprendizagem mais significativa”. Pela avaliação que ela fez do trabalho, nossos estudantes têm muito a ganhar em termos de conhecimento. “O Conselho de Classe foi uma atividade rica e desafiadora que permitiu ao professor compor seus objetivos individuais e gerais para uma ação pedagógica mais significativa”, conclui a docente.


Confira fotos da atividade: 

Conselho de Classe no Colégio Izabela Hendrix