Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de Iniciação Científica estimula alunos à pesquisa e elaboração de projetos

Clique para ampliar

No momento em que chegam ao Ensino Médio no Colégio Metodista Izabela Hendrix, os alunos do 1º ano já são envolvidos em um ambiente acadêmico e de pesquisa. Toda semana, a turma tem um encontro com o professor de Física Carlos Wagner Vieira de Calais, para desenvolver o Projeto de Iniciação Científica, inserindo os estudantes em atividades práticas que promovem o intercâmbio de informações em ciência e tecnologia.

O Projeto estimula os alunos na pesquisa de temas da área de Ciências da Natureza, e, a partir de tais temas, desenvolvem um projeto de investigação, com a mediação do professor. Após cada pesquisa/investigação realizada, os jovens pesquisadores elaboram um relatório científico, no qual explicam as etapas e os resultados encontrados. Quando chegarem à etapa de finalização das pesquisas, será proposto o desenvolvimento de um projeto, que deverá ser construído com base em um edital, que culminará em uma competição de grupos avaliados e premiados.

De acordo com a equipe pedagógica, o Projeto de Iniciação Científica é mais uma das formas do Colégio Izabela Hendrix trabalhar a “formação integral dos alunos, conduzindo-os à aquisição de hábitos intelectuais e de novas competências”.

Confira algumas fotos de um dos encontros semanais de pesquisa (passe o mouse para avançar):

Atividade de Iniciação Científica - Colégio Izabela Hebdrix - 1º EM - 2018

Também é possível acessar as fotos aqui.