Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / 19/07 – Abnegação e Conquista

19/07 – Abnegação e Conquista

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.” 1 Coríntios 9.24-25

Ao ler o texto de 1 Coríntios 9.24-25, especialmente ao afirmar que “todo aquele que luta de tudo se abstém", me veio à mente a história do meu irmão, cujo desejo era ser médico. Depois de algumas tentativas fracassadas, não conseguindo a vaga por ele tão almejada, percebeu que o seu esforço e foco nos estudos ainda não eram suficientes para atingir sua meta e realizar seu sonho.


Após muito refletir, concluiu que para chegar ao seu objetivo teria que se planejar melhor e, assim, elaborou um plano de ação que o ajudaria a superar suas limitações e alcançar seu objetivo:

 

  • Persistir, perseverar – desistir nem pensar;
  • Focar-se nos estudos – empenhar-se nos estudos em detrimento de outras possibilidades;
  • Priorizar atividades – naquele momento percebeu que para conquistar o seu sonho era preciso abrir mão de participar de muitas atividades por uma causa maior.

 

E assim, se abstendo de “tudo”, obteve o tão esperado momento de superação e vitória. Em 2005 ele passou no vestibular de medicina na Universidade Federal de Pernambuco e se especializou em Oftalmologia.

 
Taciana Cristine Soriano Silvino 
Orientadora Educacional da Educação Básica do Colégio Metodista Bennett