Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / 25/07 - Um caminho necessário no lazer

25/07 - Um caminho necessário no lazer

“No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito”. Gênesis 2.2

Segundo a lei da física, estamos em constante movimento ou repouso. E isto observamos que também ocorre na história da humanidade. O homem primitivo buscou alimento e segurança, porém, com a evolução, as necessidades humanas também aumentaram e, em função destas novas e constantes necessidades, se tem a ação humana por meio do trabalho.

Considerando nossas limitações físicas, não é possível exercermos trabalho ininterrupto, surgindo, assim, a necessidade do repouso e do descanso.

A Reforma Protestante procurou aproximar o homem da simplicidade do evangelho, onde ele tem livre acesso à Palavra de Deus e sua salvação é mediante a fé por meio da Graça, e não pelas suas obras. Conforme esta palavra, o próprio Deus trabalhou por seis dias na criação e no sétimo descansou.

Nesta perspectiva, o repouso e o lazer são importantes, pois podem ser um espaço para repensar a vida, sonhar, tomar um fôlego nestes dias conturbados de estresse e agitação. Pois tudo neste mundo tem o seu tempo (Eclesiastes 3).


Walquiria Pingo Duarte
Professora de Ensino Religioso
Colégio Metodista de Ribeirão Preto