Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Dia Nacional da Inclusão Social - 2020

Dia Nacional da Inclusão Social - 2020

Dia Nacional da Inclusão Social - 2020

Marcos 12.1-12

O Evangelista Marcos relata a experiência de um homem paralítico que se encontrou com Jesus, e teve sua vida transformada por meio de um milagre. Por mais que o milagre realizado possa-nos “saltar aos olhos”, tendo uma grande importância, eu quero focar em atitudes que revelam amor e empatia em favor do homem que necessitava tanto de gestos assim.

Primeiramente, vale ressaltar a ação altruísta dos amigos que possibilitaram que aquele encontro acontecesse. Os amigos não se conformavam com os fatores que impossibilitavam aquele encontro, então com esforço, venceram barreiras físicas e superaram os preconceitos sociais e religiosos vigentes.

Outro fator muito importante na inclusão é revelado pelo amor e compaixão de Jesus. Aquele homem não foi mais visto como um “atrapalho” na sociedade, quando Jesus olhou para ele e o chamou de “filho”. Essa atitude tão linda de Jesus revela a importância que aquele homem tinha e que lhe era negada por tantas pessoas. Quando ele é chamado assim, é como se estivesse sendo dito: você faz parte da família de Deus; você não é um rejeitado, um excluído, porque a sua vida é muito importante para mim.

Essa inclusão também fez a diferença na vida daquele homem, resgatando-o e dando-lhe dignidade através da valorização e do amor a ele demonstrados.

Que Deus nos ajude a olhar nosso semelhante não com o olhar excludente que muitas vezes é revelado na sociedade, mas sim que possamos ter os olhos e o coração de Jesus para lutarmos e agirmos em favor de todos/as que precisam ser incluídos/as entre pessoas e lugares que lhes farão bem.

Um grande abraço,
Rev Vilquer Morais