Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Pais à semelhança do pai

Pais à semelhança do pai

Só existe uma paternidade autossuficiente. É a paternidade de Deus.

Deus é Pai desde e para toda a eternidade. Todos nós, que somos pais, o somos no espaço e no tempo. Ter consciência cristã da paternidade é, portanto, reconhecer que recebemos de Deus essa vocação.

Há duas espécies de paternidade: uma é a paternidade biológica. Qualquer um pode sê-lo a partir do amadurecimento físico, mas a face verdadeiramente humana da paternidade é a espiritual. Ser pai é formar a personalidade do filho. Gerar, alimentar e forjar o caráter do filho é a visão do verdadeiro pai. Nisso está a grandeza da paternidade como dom de Deus. Assim, somos chamados a ser pais à imagem e semelhança do Pai. E como é essa paternidade?

É uma paternidade exercida em amor, com princípios éticos e equitativos. O(A) filho(a) nasce do amor. É fruto do amor. O pai ama o(a) filho(a). O verdadeiro pai não deixa, não abandona, não rejeita o(a) filho(a). O pai dá a sua vida pelo(a) filho(a).

Por outro lado, existem avôs, tios e até mães que assumem o papel do pai, em função de necessidades adversas ou não. São chamados(as) ao exercício da sensibilidade, ainda que sejam “diferentes”...

Mas amar só não basta; é preciso ir além do amor. Os pais modernos estão descobrindo, a duras penas, que é preciso dar aos(as) filhos(as), além do amor, sentido para vida. Essa é a pedagogia amadurecida do Pai Celeste. É dela que falava Jesus quando declarou: “tudo quanto sei aprendi de meu Pai” e, “meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também”.

Há pais excelentes, mas que fracassaram porque como pais não souberam fazer distinção entre o que se deve e o que se pode. Porque deram ao(a) filho(a) tudo o que pediam e não tudo o que deviam, condenaram os filhos(as) a uma eterna dependência e imaturidade.

Precisamos de pais que vivam a paternidade ao estilo do Pai Celeste a fim de que existam filhos(as) portadores(as) da beleza da filiação divina.

Extraído e Adaptado
Colégio Metodista Izabela Hendrix – agosto/2019